segunda-feira, 19 de maio de 2008

O básico não é o simples, é o essencial!

Na metodologia de implantação de sistemas que trabalho atualmente, existe uma primeira fase de treinamento que se chama cadastros básicos. São aqueles cadastros que o hospital já possui de alguma forma, como os médicos, setores, centros de custo, plano de contas, estrutura de materiais e o cadastro dos convênios que são atendidos e as negociações realizadas entre hospital e convênio ou operadora.
Esta fase, apesar de ser a mais simples no processo de implantação, é a mais crítica, já que estamos falando dos principais cadastros que irão compor o sistema de informação. O sucesso ou o fracasso de qualquer sistema de depende de um cadastro bem feito e bem elaborado.
Parece ser óbvio, mas o que acontece na grande maioria das vezes é o contrário: a empresa ainda não possui estes cadastros definidos. Muitas vezes o cadastro está com duplicidades, incompleto ou não atende às necessidades do hospital.
Depois de um curso de Custos que fiz neste último final de semana, pude perceber a importância desses cadastros, pois uma vez mal definido, toda a implantação irá sofrer as conseqüências, inclusive o objetivo maior da implantação de um sistema de gestão, que é otimizar a receita!
Se eu fosse administrador, jamais contrataria uma consultoria de implantação de sistemas se não tivesse estas informações, ou então, contrataria uma consultoria especificamente para ajudar na definição destes cadastros.
A princípio parece desperdício de dinheiro ou simplesmente propaganda, já que atuo na área, porém, muitas vezes trabalhamos com hospitais públicos e sabemos que o dinheiro que está sendo investido na implantação do sistema vem do governo, que cobra impostos, e sabemos que é a população que paga isso. Vendo por este lado, tenho razão em ficar preocupado. De qualquer forma, sendo hospital público ou não, o que acontece no final é sempre o mesmo: a implantação ultrapassa o cronograma previsto e o resultado final não é o esperado.
Dessa forma, é altamente recomendável analisar com carinhos estes cadastros, que são básicos na implantação do sistema, não por serem os mais simples, mas sim pela sua criticidade no sucesso da implantação.
Nos próximos POSTS vou tentar falar um pouco de cada cadastro básico, mas por hoje é só!

Até a próxima!

2 comentários:

Unknown disse...

Boa Web!!! Excelente frase vou utilizar nos treinamentos "O básico não é o simples, é o essencial!".

Aguardo as dicas dos cadastros.

Michelle Alves disse...

Web, lembra que comentamos sobre o termo "Cadastros Básicos"? Achamos que o termo deveria mudar para "Cadastros Essenciais"...hehehehe. Quando li sua matéria, lembrei na hora desse dia que conversamos. Realmente, falando como Analista de Custo e de Processos, os cadastros entendidos como básicos em questão de funcionalidades de sistema e essencial para a implantação, são a vida do sistema de gestão. Estou "sentindo na pele essa emoção" hehehehe, os problemas que tens surgidos, são decorrentes de falhas nos cadastros básicos, que confesso que após um ano de "capotada" de sistema ainda não estão 100%. Concordo contigo. Se fosse responsável por uma Implantação, seria condição o andamento da implantação somente após conclusão e validação de todos os cadastros básicos. Fico aguardando essas dicas de cadastros.. Abraços! Michelle Alves - Hospital São José