Na seleção dos colaboradores que irão acompanhar uma implantação de sistema é necessário se atentar para algumas questões:
* MOTIVAÇÃO /COMPROMETIMENTO
A falta de motivação/comprometimento das pessoas que participam da implantação resulta em desligamento da empresa no período de implantação ou até mesmo depois que o sistema já se encontra em fase de produção. Muitas vezes, este usuário foi treinado e ficou encarregado de passar o conhecimento adquirido para as outras pessoas. Com a saída dele, a implantação pode ficar comprometida.
* PERÍODO DE FÉRIAS / ESCALAS DE PLANTÃO
Muitos funcionários são treinados e quando se aproxima o momento de se iniciar o sistema novo, ou ainda na fase de treinamento, os mesmos saem de férias. Com isso, será necessário treinar outras pessoas novamente, o que irá gerar custos adicionais e possível atraso na implantação do sistema. É importante se atentar para este fato tanto no período de treinamento quanto no período da virada do sistema, quando o sistema atual deixa de ser utilizado e inicia-se o uso do sistema de gestão adquirido.
* GRAVIDEZ / OUTROS BENEFÍCIOS
Pode parecer estranho, mas muitas vezes gestantes são treinadas e depois de alguns meses acontece o que todo mundo já esperava: saem de licença maternidade e levam consigo tudo o que aprenderam no treinamento. Mais uma vez, será necessário treinar novos colaboradores e novamente gerar custos e atrasos que poderiam ser facilmente evitados.
* FREQUENCIA
Funcionários que faltam demais devem ser evitados, já que o período de treinamento tem uma ordem cronológica pré-estabelecida e ficar revendo assuntos pode atrasar o projeto.
* FACILIDADE PARA APRENDER / ENSINAR
Muitas pessoas têm facilidade para assimilar um novo sistema, porém, são centralizadoras e acabam não transmitindo o conhecimento adquirido aos outros colaboradores. Como não é viável treinar o hospital inteiro antes de implantar o sistema, pessoas com o perfil acima não devem participar do processo de treinamento.
São necessários profissionais com facilidade de compreensão e que acima de tudo estejam comprometidos a transmitir o conhecimento adquirido.
Mesmo que a princípio se tenha a sensação de que faltam pessoas certas para acompanhar o processo, jamais centralize os treinamentos em somente um colaborador ou em um grupo muito restrito. O ideal é que se consiga formar uma equipe multidisciplinar para inclusive estudar possíveis problemas que possam vir a ocorrer, já que dessa forma será possível analisar o processo de uma forma ampla.
Parece tudo muito claro, eu sei, mas é sempre o que acontece!
Se você conhece algum item que pode influenciar na escolha ou queira fazer sua crítica/sugestão, não espere mais, poste seu comentário.
Até a próxima.
3 comentários:
Finalmente alguém vai ao ponto. Acredito que encontrar o equilibrio entre os colaboradores seja a alternativa chave para ajustar todos esses 'problemas'.
Certa vez li, sobre o efeito hawthorne, este efeito descreve uma mudança no comportamento ou no desempenho de funcionários em resposta a mudanças ambientais, mas podemos concluir que a qualidade melhora não por ter mudado o ambiente de trabalho, mas por alguém estar prestando atenção no funcionário (pessoa). Talvez todos os conflitos descritos acima fossem sanados, se Gestores olhassem para seus colaboradores como pessoas e buscasse ajuda-las a se desenvolverem, certamente teríamos um resultado final melhor.
Atendendo uma sugestão feita por meu amigo Emmanuel, complementei o o primeiro tópico acrescentando a palavara compromentimento.
Obrigado pela dica Emmanuel e continue lendo meu Blog!!!
Ressalto a importância da escolha certo do colaborador para qualquer tipo de projeto em uma Instituição. Importante ressaltar que há de se tomar cuidado ao definir a pessoa certa, pois achamos que a mesma possa ser a pessoa certa, mas a colocamos em um ambiente que a mesma não possui os conhecimentos e/ou experiências que são importantes para desenvolvimento de implantação. Concordo que o comprometimento seja a palavra certa, mas o que pude identificar como ponto chave para qualquer implantação é o conhecimento da própria Instituição. Há de se saber quem somos, como estamos e pra onde queremos ir, para tanto, a atividade chave seriam "os processos". Muitas Instituições acham que "os sistemas" resolveram "todos os problemas" que a Instituição acredita ter, pelo contrário, muitas vezes, as ferramentas salientam ainda mais os problemas da Instituição. Deve-se ter um SiSTEMA DE GESTÃO, como uma ferramenta e não como uma solução de problemas. Com certeza, com os processos definidos, qualquer tipo de implantação terá sucesso. Abraços, grande Web, e parabéns pelo Blog. Michelle Alves - Hospital São José
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