
Em muitos hospitais por onde passo, os faturistas realizam o faturamento SUS, porém não entendem o motivo da utilização de códigos e formulários específicos desse convênio (consideremos o SUS como um convênio ok?). O faturamento SUS possui muitas particularidades que estão enquadradas nas infinitas portarias publicadas e, para piorar a situação, a tabela de procedimentos e vários atributos utilizados há muitos anos pelos faturistas mudou em Dezembro/2007, obrigando todo mundo a estudar e entender as novas regras para faturar suas AIHs BPAs e APACs de forma correta. Além de toda esta mudança, o material de estudo disponível no site do DATASUS estava desatualizado, confundindo ainda mais a cabeça de todos (inclusive eu) que precisavam entender a nova codificação, formulários e regras. O bom de toda esta mudança é que posso perceber que o processo ficou mais simples, os programas do DATASUS mais modernos e a organização e unificação da Tabela de Procedimentos (Tabela Unificada) evoluiu bastante. E agora, depois de tudo que já rolou após a obrigatoriedade de utilização da Tabela Unificada, em julho o DATASUS libera o manual de procedimentos técnicos para o SIH/SUS. Antes tarde do que nunca!
Para baixar o manual acesse o endereço http://w3.datasus.gov.br/sihd/Manuais/SIH_Manual_Tecnico_Operacional_JULHO.pdf e faça bom proveito. Neste manual é descrito todo o processo de faturamento das AIHs (autorização de Internação Hospitalar), além de questões específicas para cobrança, auxiliando muito os faturistas.
Para o (Boletim de Procedimentos Ambulatoriais) e APAC (Autorização para Procedimentos de Alta Complexidade) o DATASUS publicou em Maio/2008. Acesse o endereço ftp://200.214.44.164/siasus/documentos/MANUAL_SIA_Maio_2008.pdf para fazer o download.
O entendimento correto dos procedimentos e regras para Faturamento pode ajudar na maximização do valor faturado, já que muitas vezes são deixados de cobrar procedimentos, medicamentos ou taxas que o hospital tem direito.
Bons estudos e até a próxima!